Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/25649
Title: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Authors: PEGO, FERNANDA APARECIDA DE MENEZES
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Keywords: Inclusão Escolar;Educação Especial
Issue Date: 2019
Abstract: O presente trabalho apresenta um pouco sobre a educação especial no Brasil referente a inclusão dos alunos com deficiência visual. Tem como objetivo principal expor o grande desafio das escolas em promover ensino adequado a esses alunos especiais, vencendo as barreiras da falta de estrutura física, da falta de ferramentas e materiais de trabalho, da não especialização do capital humano e da dificuldade em promover a igualdade com todos os alunos. Analisando sob a ótica do professor e sob a ótica do aluno as interfaces do ensinar e desenvolver, relacionando com metodologias de ensino adequadas e discutir sobre o amparo da legislação inclusiva. Desta forma, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Débora Maria Paula Lino (2006), Carlos Fernando França Mosquera (2010). Através das pesquisas em livros, artigos, depoimentos, leis e decretos entendeu-se que os primeiros passos estão sendo dados na busca para a inclusão escolar de fato para o aluno com deficiência visual, porém há ainda muito espaço para melhorias, os professores por exemplo sabem da importância do assunto, entendem a necessidade do aprimoramento, mas ainda lhes faltam o conhecimento e domínio das atividades pedagógicas para o processo inclusivo
URI: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/25649
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC+-+Final.pdf
  Restricted Access
600.1 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.