Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/24830
Title: CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO: Reflexões e ações do Pesquisador Professor enquanto observador de sua própria prática
Authors: NOVAES, ALEX FERREIRA
Type: Dissertação
Keywords: TPACK;TDIC
Issue Date: 2019
Abstract: Estudar a própria prática é um desafio pela qual o professor do ensino superior pode enfrentar quando está disposto a entender quais são os conhecimentos necessários para o aperfeiçoamento de sua ação docente. Assim, o presente trabalho teve por objetivo investigar quais contribuições que o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo pôde propiciar quanto ao fortalecimento ou desenvolvimento de novas epistemologias, para o professor enquanto pesquisador e protagonista deste estudo. Para tanto, por meio de uma pesquisa-ação o pesquisador professor desenvolveu uma Sequência Didática com cinquenta estudantes do primeiro semestre do curso de Administração, na modalidade presencial, do centro universitário privado no norte do Paraná; a fim de observar suas ações enquanto docente da respectiva turma e, com base em seus registros escritos, tecer reflexões de melhoria para a prática pedagógica. O encaminhamento metodológico envolveu diversas atividades mediadas por tecnologias educacionais aplicadas a estudantes da disciplina de Organização, Sistemas e Métodos do referido curso. A escolha da disciplina justificou-se por ser uma das mais relevantes do primeiro semestre, sendo ministrada pelo pesquisador professor há mais de cinco anos na referida instituição. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e o pesquisador utilizou como instrumentos de coleta de dados, e posterior análise, os registros escritos de suas aulas, além da aplicação de questionários aos estudantes para que, a partir de suas respostas, o pesquisador professor pudesse prosseguir com suas ações no tocante a Sequência Didática e possíveis direcionamentos de suas ações e/ou procedimentos. A pesquisa trouxe importantes evidências quanto aos conhecimentos necessários ao pesquisador professor, sob a perspectiva do Modelo TPACK, além de sua preocupação constante sobre como desenvolver o conteúdo, o método a ser praticado, a integração de tecnologias educacionais que contemplam a intencionalidade do ensino e, ao mesmo tempo, estejam adaptadas a seus alunos.
URI: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/24830
Appears in Collections: Teses e Dissertações do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Alex_versão Final (1).pdf3.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.