Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/25177
Title: GESTÃO DE SALA DE AULA: ESTILOS E VARIAÇÕES DE ESTILOS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA
Authors: COELHO, JOÃO ANTONIO DE FREITAS
Type: Dissertação
Keywords: Ensino;Gestão
Issue Date: 2019
Abstract: A gestão da sala de aula é um assunto que vem despertando a atenção de pesquisadores que buscam entender a sua importância nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste cenário, surge o professor como peça chave para o sucesso desse processo de gestão com a utilização de comportamentos e técnicas para proporcionar um ambiente de sala de aula propício para a aprendizagem. O conjunto de comportamentos adotados pelo professor durante a aula, definem o seu estilo de gestão. O objetivo desse trabalho é identificar os estilos de gestão de sala de aula utilizados por um professor em suas diferentes classes de uma escola pública do município de Londrina, partindo do pressuposto que os estilos de gestão aplicados são diferentes entre as classes em que atua, devido a vários fatores no ambiente e nos alunos que pertencem a cada turma. Para o levantamento de dados deste estudo foram utilizadas as técnicas de observação estruturada com a utilização de um instrumento desenvolvido e aprovado em estudos realizados na Servia, complementado com anotações de um diário de campo, o que caracterizou a pesquisa em qualitativa e quantitativa. A fundamentação bibliográfica foi realizada por meio de artigos publicados nos anos de 1993 e 2011, nos quais são conceituados três estilos diferentes de gestão de sala de aula, denominados como intervencionista, não intervencionista e interacionista. O princípio deste conceito é baseado no controle da sala de aula, que no estilo intervencionista cabe ao professor e no lado oposto temos o não intervencionista, onde o professor deixa para os alunos a responsabilidade pelo controle da sala de aula. Ainda existe o estilo interacionista, onde o aluno é inserido no processo de gestão de forma participativa e dirigida. Pode-se verificar por meio das observações de campo que o professor utiliza de vários estilos de gestão de sala de aula, devido a vários fatores pelos quais se faz necessário a aplicação de comportamentos diferentes.
URI: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/25177
Appears in Collections: Teses e Dissertações do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Joao Coelho 10-03-2020 FINAL + FICHA CATALOGRÁFICA.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.